Raciocínio 8/200
Vamos criar um raciocínio produtivo

Começaremos vários exercícios de motivação. Poderá comentá-los, ou enviar mensagem em privado.
Iremos gradualmente e por raciocínios adquirir conhecimento motivacional. Sugerimos que comece por 1/200 para poder perceber o encadeamento dos raciocínios que iremos estabelecer, e faça a leitura ao seu ritmo. Basta começar por 1/200, e depois por 2/200 e assim por diante.

Já vimos os seguintes raciocínios:
1/200 - O início de uma caminhada
2/200 - O problema de atribuir significado a pensamentos que não interessam
3/200 - Não permitir que o passado exerça poder sobre si
4/200 - Transcender as limitações do passado
5/200 - A mente e o poder incrível da imaginação
6/200 - Os rituais do imaginário
7/200 - Preferir a "felicidade" à "depressão"

Hoje estaremos a ver:
8/200 - Vamos criar um raciocínio produtivo

O que vamos fazer é um insight(1) a respeito do porquê de comportamentos(2), pensamentos destrutivos(3), recordações penosas(4) e afins, e estratégias que iremos adquirir para eliminar isso(5). Vamos criar juntos um raciocínio produtivo(6) capaz de alterar comportamentos de auto-destruição(7).

Um segredo muito importante, é que nós temos a capacidade de fazer escolhas sobre as nossas emoções(8). Esse poder está em nós. Você sente-se triste, você pode alterar isso(9). Você sente raiva por aquela pessoa, você pode alterar isso(10). Você não sente amor na sua relação, você pode alterar isso (11). E poderíamos continuar a dar vários exemplos de emoções, sentimentos, ou pensamentos, que podemos alterar(12), e de que temos capacidade para alterar(13).

Estes exercícios mentais não são fáceis, mas são possíveis(14). Você será mais forte interiormente, é essa a nossa expectativa(15). Mesmo que não consiga, pelo menos vai adquirir o conhecimento para alcançar uma outra esfera de vida(16).

E prepare-se porque você é o total das escolhas que faz a nível emocional(17). É por isso que temos de assumir o comando do nosso momento presente(18) e desperdiçamos muito a estar a vivenciar o passado repetidamente(19). Por isso temos dito repetidamente que tem de deixar as recordações penosas(20). Desperdiçamos muito tempo da nossa vida presente a vivenciar situações penosas do passado(21). É por isso que hoje, o dia de hoje, é essencial e pode ser o inicio da sua nova trajetória(22).

Aqui vai a continuação de um segredo que temos vindo a partilhar de forma subliminar: transformar o seu "eu", agora!(23). Só estamos a pedir-lhe pelo "agora". Este "agora" representa "este momento" no "presente", a possibilidade de realização total de um viver produtivo(24). Não interessa se não tem isto ou aquilo, ou se o passado foi isto e aconteceu aquilo(25). Voltamos a referir que não subestimamos o seu passado nem o seu sofrimento(26). Gostaríamos apenas que focasse a sua atenção neste precioso "momento"(27). É a experiencia deste momento, mais a experiência de outro momento a seguir que tornará a sua experiencia de vida em algo muito diferente do que viveu(28).

Praticamente todos os comportamentos de auto-destruição representam na verdade esforços de viver num momento outro que não o presente(29).

Exercício 1
É melhor reler o que dissemos agora. Releia o parágrafo 29 e pare de reler no momento que fizer sentido para si.

Você vai deixar o "momento outro" e vai aprender a viver o "momento presente"(30). Porque escolhe viver com perturbação? Isso é viver um "momento outro"(31). Se vivemos a nossa vida a pensar em situações passadas, então vivemos no "momento outro"(32). Se estamos a pensar no quanto aquela pessoa magoou então estamos também a viver o "momento outro"(33).

Repare que existe o "momento outro" e o "momento de agora"(34). O momento outro representa todos os momentos passados que não o de agora(35). Mas então não podemos pensar no passado? Pode desde que não foque a sua atenção em maus momentos para não os reviver continuamente na sua mente(36). Foque a sua atenção no momento de agora e nas estratégias que vai desenvolver para alterar a forma como vive o seu momento presente(37).

Vamos aprender a viver num mundo emocional internamente controlado(38). Pode parecer ilusório, mas há estratégias de felicidade(39). A grande questão: "como vivemos os momentos presentes?"(40). Será que conseguimos controlar os nossos sentimentos?(41) É possível sermos libertos da necessidade de aprovação?(42). Será possível não se queixar?(43) Será possível criarmos as nossas próprias raízes de felicidade?(44) Será possível eliminarmos e deixarmos de encontrar falhas na nossa vida?(45) Seremos capazes de não nos preocuparmos com o futuro?(46) A grande questão: É possível errar produtivamente?(47) 

A grande verdade: estamos atolados de coisas, pensamentos que nos privam de maravilhosas experiências(48). Todos nós temos a hipótese de escolher a realização pessoal em circunstâncias nas quais outros escolhem a desistência(49). 

Nós neste preciso momento somos o resultado das nossas emoções(50). Neste momento somos o resultado dos pensamentos, sentimentos, e se estamos depressivos, o resultado é a vida que temos(51).

Vamos aprender a viver de outra forma(52). Vamos aprender a trilhar um outro caminho(53). Vamos aprender a aproveitar os "momentos maus" de forma produtiva(54). Vamos ocupar o nosso tempo sempre a amar(55).

Por quanto tempo permanecerá morto(a)?(56)
É necessário deixarmos as preocupações, os medos, e vivermos(57).

Recapitulando, existem os "momentos outros" que não devem fazer parte da nossa vivência diária, porque fazem parte do passado e vivemos neste momento o presente(58).

1) Existe o "momento presente" e este é o nosso momento onde vamos perceber os mecanismos de felicidade(59).

2) Existem os "momentos presentes maus" que vamos torná-los produtivos(60).

3) Existem os "momentos passados maus" que fazem parte dos "momentos outros"(61)

Exercícios do Raciocínio 8
1. Descreva de forma resumida no que consistem os 7 raciocínios anteriores.
2. Qual é o insight solicitado neste raciocínio? [8:1 a 5]
3. Em que consiste um raciocínio produtivo? [8:7]
4. Podem as emoções ser alteradas? [8:8 a 13]
5. Três áreas que podem ser alteradas na nossa vida, quais são? [8:12]
6. Qual é a nossa expetativa? [8:15]
7. Se não conseguir atingir essa expectativa o que vai adquirir? [8:16]
8. Porque temos de assumir o comando do nosso momento presente? [8:17 a 19]
9. Como se vai caracterizar a nossa nova trajetória? [8:20 a 22]
10. Neste raciocínio revelamos dois segredos, quais são? [8:8,23]
11. A realização total de um viver produtivo é possível através de quê? [8:24]
12. De que modo pode a experiência da vida ser muito diferente do que viveu? [8:25 a 28]
13. Como se caracterizam os comportamentos de auto-destruição? [8:29]
14. Quais são os dois momentos em que podemos viver? [8:30]
15. Caraterize o "momento outro" [8:31 a 35]
16. Podemos pensar no passado? Se sim, de que modo? [8:36]
17. De que forma podemos viver no momento presente? [8:37]
18. De que modo devemos viver com as nossas emoções? [8:38]
19. Mencionámos duas estratégias a desenvolvermos, quais são? [8:37, 39]
20. Lançámos 8 questões, quais são? [8:40 a 47]
21. Responda às 8 questões anteriores.
22. Maravilhosas experiências são privadas através de quê? [8:48]
23. Enquanto uns desistem qual pode ser a nossa escolha? [8:49]
24. Somos o resultado de 4 áreas de atuação, quais são? [8:50 a 51]
25. Indique as 4 formas da nova aprendizagem [8:52 a 55]
26. Recapitulando, descreva cada momento [8:58 a 61]

Nuno Miguel Gomes
(Sociólogo e Filósofo)

Envie as respostas para: auto.ajuda.mundo@gmail.com
Veja a seguir o 9.º Raciocínio

 


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