Raciocínio 3/200
Não permita que o passado exerça poder sobre si
Começaremos vários exercícios de motivação. Poderá comentá-los, ou enviar mensagem em privado. Iremos gradualmente e por raciocínios adquirir conhecimento motivacional. Sugerimos que comece pelo 1° raciocínio (clique aqui) e depois passe para o 2.º raciocínio, para poder perceber o encadeamento dos raciocínios que iremos estabelecer, e faça a leitura ao seu ritmo.
Hoje iremos ver o nosso raciocínio 3/200 - "Não permita que o passado exerça poder sobre si".
São os nossos pensamentos que irão criar as nossas experiências futuras. Foi isso que vimos no raciocínio anterior (2/200:5). "Pensamos e agimos, pensamos e depois de pensar agimos"(1).
Por exemplo: "se escolhermos pensamentos que provocam sofrimento, então é assim que vamos estar. Iremos estar a viver uma vida rodeada de pensamentos que provocam sofrimento"(2).
Há aqui um segredo - "precisamos transcender as limitações do passado, e isto significa que o passado deve ficar lá no passado, e precisamos aprender agora a viver o presente, caminhando para o futuro sem regressar a situações penosas do passado, que precisam obrigatoriamente de ser ultrapassadas e substituídas por experiências e pensamentos alegres e coisas que tragam felicidade e alegria - isto é o significado de transcender as limitações do passado"(3).
"Ninguém está a pedir que negue as situações penosas do passado. Essas experiências existiram, mas devem ficar lá no passado"(4).
"As nossas mentes criam o nosso futuro"(5), e isto é mesmo assim - "se pensamos em sofrimento, criamos situações futuras de sofrimento"(6), porque vamos estar em baixo e "seremos vítimas do passado penoso"(7).
"Não estamos se quer a falar do poder do pensamento ou desse tipo de doutrinas que não acreditamos sequer e que iremos falar disso"(8).
"Pensar em sofrimento passado, é criar um futuro de pensamentos de sofrimento acompanhado de sentimentos de sofrimento"(9).
"Se neste momento pensar coisas que fizeram sofrer, ou situações penosas, então está a criar dentro de si pensamentos e sentimentos de sofrimento"(10).
"Ninguém lhe pede que negue o sofrimento passado. Ele existe é uma realidade, e não negamos a sua existência"(11).
"Também não negamos o que está a sofrer, nem a dimensão do seu sofrimento. Não conseguimos nem mensurar o tamanho do seu sofrimento, não conseguimos quantificar, nem mesmo avaliar"(12).
"O que aqui está em causa não é a dimensão do seu sofrimento, nem a sua negação"(13).
"Gostaríamos apenas de lhe mostrar que existe uma outra possibilidade de viver o presente sem ter os olhos em situações penosas, para não originar mais situações penosas"(14).
"A questão aqui é deixar de pensar naquilo que no seu passado provocou sofrimento"(15). "Para isso acontecer é necessário substituir esses pensamentos penosos por outros pensamentos"(16). Está nas nossas mãos, no nosso presente, o poder de alterar as situações independentemente do que seja o passado: seja a morte de alguém, uma separação, um erro terrível, seja o que for.
"Quando no nosso passado, há algo que nos desagrada, temos de usar as nossas mentes para alterar essa situação"(17). "Repare que se existe algo no passado assim, então isto significa que o nosso presente é também embebido de pensamentos penosos"(18).
O que fazer?
Como alterar essa situação?
"Encontramos um passado e um presente lado a lado, como se apenas só de um tempo vivêssemos, como se passado, fosse o presente de todos os dias"(19).
"Isto significa mais uma vez que dizer que o passado tem algo que nos desagrada, é o mesmo que dizer que o presente tem algo que nos desagrada, porque vivemos a situação penosa diariamente"(20). Se entendermos isto, perceberemos que "há aqui um segredo de vida(21).
"Se passado e presente são o mesmo tempo"(22), então temos o poder em nós mesmos de poder vir a alterar essa situação:
- alterar a forma como pensamos.
- alterar a forma como falamos
- e a forma como nos exprimimos.
"Parar e "começar a educar a nossa mente"(23) a "sair do ciclo de pensamentos iguais entre passado e presente"(24).
Exercício 1
Releia a frase 24 e deixe de ler assim que tenha sentido para si.
"Sim, estamos num processo de educarmos a nossa mente"(25). Os pensamentos existem! Mas "temos de fazer alguma coisa em relação a recordações penosas"(26).
Pense nisto: "porque viajamos? Porque tiramos fotografias nessas viagens? Para tão somente recordarmos bons momentos"(27).
"É isso que precisamos, estar a recordar sucessivamente - bons momentos. Encher o nosso presente com pensamentos bons e saudáveis"(28).
Exercício 2
Pense agora mesmo em 5 coisas boas. Pare um pouco para este exercício. Pensar em 5 situações que lhe causaram bem estar. Pare mesmo neste momento para fazer este exercício:
1-
2-
3-
4-
5-
"O passado existiu é um facto e não vamos ignorá-lo"(29).
"O presente existe e é um facto, pois está repleto de pensamentos penosos do passado"(30).
Então, o que vamos fazer? Devo começar a esforçar-me, "atenção que falamos num esforço, porque é preciso obrigar-me a pensar pensamentos bons, quando o meu presente está cheio de pensamentos penosos por causa do meu passado"(31).
Exercício 3
Releia a frase anterior 31.
"O segredo é não permitir que os pensamentos dominem a minha vida, quando são pensamentos penosos"(32). "Eliminar o velho padrão de pensamentos penosos"(33).
"Repare, lidamos apenas com pensamentos e pensamentos podem ser alterados"(34).
"Precisamos sair da categoria das vítimas. Há quem viva anos e anos como vítima, mas está em nós esta possibilidade de alterarmos pensamentos, e se conseguirmos de alguma forma alterar pensamentos, estaremos a alterar o nosso futuro. Viver como vítima é estar a atribuir aos nossos pais as faltas que temos hoje; é atirar em cara de alguém algo.... e isso é ter o papel de vítima, quando atribuímos a alguém ou a alguma circunstância a culpa do lugar onde estamos agora. Temos de sair desse caminho de vítimas, e sair desse caminho de pensar que somos vítimas de algo"(35), e "termos sim uma responsabilidade connosco mesmos de alterarmos um determinado padrão de pensamentos"(36):
- "ele fez-me isto...",
- "ela fez-me aquilo..."
"O esforço está nesta tentativa de alterar a forma como pensamos e o que pensamos"(37). "Se de repente voltar a pensar sobre algo penoso do passado, então substitua esse pensamento por um pensamento bom"(38).
Não se preocupe que iremos tratar muitas vezes do seu passado porque é um tema bem mais complexo do que parece.
Exercício 4
Responda a algumas questões de Raciocínios anteriores:
1. Porque deve ter um livro em branco? 2:35; 1:23
2. Como vamos atingir o complexo? 2:34; 1:6,7
3. O objetivo dos 200 raciocínios é __________________________ interior (1:27). Começar a educar ________________ 3:23. Atenção que falamos num ___________ (3:31). O __________ está nesta tentativa de alterar _________________________________ (3:37).
4. Qual é o objetivo? 1:27
5. Onde começa a mudança? 2:8; 1:35
Nuno Miguel Gomes (Sociólogo e Filósofo)
Envie as respostas para: auto.ajuda.mundo@gmail.com
Veja a seguir raciocínio 4/200