Raciocínio 1/200
Como funcionarão os Raciocínios?
Iremos começar um percurso de 200 explicações sobre motivação(1), e será um percurso individual(2) que irá fazer de auto-ajuda. Isto significa, que apesar de estarmos aqui consigo(3), será você mesmo que ao fazer esta caminhada de raciocínio, irá auto-ajudar-se(4).
Antes mesmo de explicarmos o funcionamento precisaremos introduzir algo técnico que nos guiará durante todo este projeto. Cada frase/palavra terá sempre um número entre parenteses de forma a conseguir encontrar certos textos que consideraremos muito importantes. Como poderá verificar já atrás inserimos alguns algarismos - vejamos:
(1) "um percurso de 200 explicações sobre motivação"
(2) "um percurso individual"
(3) "apesar de estarmos aqui consigo"
(4) "será você mesmo que ao fazer esta caminhada de raciocínio, irá auto-ajudar-se"
Este é o nosso Raciocínio inicial de explicação. Deste modo e porque serão 200 raciocínios, para classificarmos este raciocínio diremos 1/200, ou se quisermos ser mais específicos ainda, poderemos dizer 1:4 e assim estaremos a referir-nos ao raciocínio 1 (que é este), mas estaremos a citar a frase (4): "será você mesmo que ao fazer esta caminhada de raciocínio, irá auto-ajudar-se", conforme explanámos há pouco." É nosso desejo partir daquilo que é mais simples para o mais complexo(5). Os raciocínios que iremos demonstrar são demasiadamente complexos(6) por causa das próprias situações da vida. Assim partiremos do simples para o complexo e foi esse o motivo que nos levou a repartir todo o pensamento em 200 explicações(7). Gostaríamos desde já clarificar que o complexo são na verdade várias coisas simples. Quando olhamos como um todo esse somatório de coisas simples, é natural que consideremos como complexo e não como simples. Vejamos:
O complexo = simples + simples + simples...
A complexidade, nada mais são do que várias coisas simples(8) e será este esmiuçar de coisas simples que nos ajudará a compreender a complexidade. Analisaremos algo simples, e depois outro algo simples e chegaremos à complexidade.
Repare poderemos fazer este mesmo raciocínio se pensarmos no "difícil", que é o somatório de coisas fáceis(9). Vejamos:
O difícil = fácil + fácil + fácil
E assim por diante. É este conhecimento da simplicidade que nos fará chegar ao conhecimento da complexidade(10).
A vida é muito difícil, ou torna se muito difícil de se viver quando estamos como que emaranhados em tantas situações negativas, e situações que nos perturbam muito"(11). Sem dúvida que a falta do saber agir(12), muitas das vezes faz-nos emaranhar na rede da vida, na qual estamos envolvidos. Precisamos de uma voz, alguém que nos ajude a sair do embaraço onde ficámos emaranhados(13). Por isso estamos aqui, de uma forma gratuita e plena, para lhe oferecermos ajuda e alento(14).
Desejamos que faça esta caminhada individualmente, mas pode sempre falar connosco em privado, porque estamos aqui para ajudar(15). Vão surgir duvidas e questões(16). Muitas coisas poderão parecer confusas(17). Mas estamos aqui para escutar, ajudar, esclarecer e por isso iremos juntos trilhar um caminho de 200 raciocínios, sempre partindo do simples para o mais complexo. Sempre partindo do mais fácil para chegar ao entendimento de coisas difíceis de entender.
A nossa página "Auto-Ajuda-mundo" não tem cariz religioso, nem financeiro. É gratuito(18). Estaremos aqui para ajudar nesta caminhada individual que será trilhada por si(19). Só queremos lançar algumas questões e respostas das quais estudámos e experimentámos, experimentadas por vários pensadores, e filósofos, e tantos que dedicaram as suas vidas no estudo do carácter e do seu desenvolvimento individual.
Aconselhamento Presencial
Caso necessite de aconselhamento presencial estaremos também disponíveis para ajudar(20). Aceitamos donativos(21), e estará sempre ao seu critério o valor de retribuição pelo serviço que prestarmos. De qualquer forma deixamos claro que não necessita pagar seja o que for(22). Acreditamos que o conhecimento deve ser oferecido e não cobrado, porque estaríamos a beneficiar os que têm poder económico e a desfavorecer os que não têm.
Aconselhamento online
Através de Skype, basta adicionar o nosso Email e entre em contato connosco para receber apoio motivacional gratuito. Somos empreendedores de felicidade.
Skype: Auto.ajuda.mundo@gmail.com
Adquira um livro com capa bem bonita
Aconselhamos que adquira um livro com uma capa bem bonita, para escrever aquilo que pode ter sentido para si, ou que suscite alguma dúvida(23). Escreva nesse livro. Irá estar a ler 200 reflexões, esta é a 1/200 inicial apenas para lhe explicarmos como se vai suceder. A próxima será 2/200, e a seguir 3/200 e assim por diante. De forma gradual traremos até si estas reflexões.
Cada raciocínio é diário
Cada reflexão deverá ser diária(24). Sendo esta a primeira, não deve passar para a segunda, só amanhã. Deve diariamente fazer um raciocínio. A ideia é ficar a pensar no que leu, e no seu próprio interior perguntas irão surgir. Deve escrever no seu livro. Por exemplo já citámos 24 frases relevantes. Possivelmente alguma pode ter suscitado dúvida, pode ter sido interessante. Escreva no seu livro. Estaremos a falar consigo
Gostaríamos que tomasse estas reflexões como uma forma de dialogarmos consigo(25). Na verdade iremos estar a falar consigo quando ler os nossos textos(26). O objetivo é a transformação da sua pessoa interior(27). Irá verificar que mudará comportamentos, formas de reagir perante a vida e descobrirá um caminho completamente novo(28). O foco dos raciocínios é só um: a sua felicidade(29). Não serão apenas frases de motivação, são mesmo pensamentos estruturados onde lhe iremos transmitir conhecimento para a vida. As decisões ficarão para as tomar de acordo com o seu julgamento(30). Não irá encontrar palavras de ilusão nem ensinamentos de ilusão trilhados por quem não luta por si mesmo(31).
O que acreditamos
Acreditamos que a solução passará sempre por uma mudança sua interior(32), e a causa de muitos problemas não irá encontrar no exterior a si, será encontrada precisamente no contrário, ou seja, dentro de si mesmo(33). Aqui mesmo lançamos o mote daquilo que será a sua luta: o si mesmo, o nosso eu(34). É aqui que iremos travar mudanças que lhe trarão a paz que todos precisamos. Será dentro de nós mesmos que encontraremos a maior parte das respostas(35). Desde já deixamos de lado um caminho fácil e ardiloso das muitas filosofias que querem desresponsabilizar a luta que precisa ser travada em nós mesmos(36). Sabemos que é mais fácil atribuir a culpa dos nossos problemas no outro, em alguém exterior a nós mesmos, ou atribuir a culpa a uma circunstância(37)... não se preocupe neste momento, porque gradualmente e através de estudos sucessivos iremos ver todos estes pormenores de forma exaustiva. Será um caminho complexo, mas se tornará simples porque iremos devagar de parte a parte para explicar tudo sucessivamente.
Exercício 1
Através das diversas citações responda a algumas perguntas pertinentes:
1. Onde vai ser travada a luta? 32, 33, 34
2. Porque os raciocínios devem ser diários? 24
3. O percurso é individual ou devemos expor a outras pessoas? 2, 4, 15, 19, 32, 33, 34, 35, 36
Nuno Miguel Gomes (Sociólogo e Filósofo)
Veja a seguir o 2.º Raciocínio